Ser vegano não significa apenas seguir uma dieta livre de ingredientes derivados de animais. O veganismo vai além: é adotar um modo de pensar e agir comprometido com um mundo sem crueldade contra os animais.

Por isso, mais do que opções alimentares, estas pessoas buscam estabelecimentos que compartilhem desta filosofia.

Com a ajuda dos membros do grupo “Garimpando opções veganas em Floripa”, chegamos a uma lista com opções de locais, delivery e congelados 100% veganos para frequentar e pedir sem medo de ser feliz (e apoiando que todos os outros seres também sejam).

1. Ahimsa, no Food Truck Parking Lot da Lagoa da Conceição

O nome já vem cheio de significado: é um princípio ético-religioso de respeito e não-violência entre os seres vivos. É um food truck vegano especializado em burgers: “buscamos alternativas diferentes para nossos produtos, colocando sempre propriedades nutricionais que o ser humano necessita, além de muito sabor”.

2. Shira Cozinha Vegana Contemporânea, no Rio Tavares.

Um buffet a quilo daqueles, com bastante variedade. Querem pensar, preparar e servir alimentação vegana de um jeito diferente: “Queremos transformar toda essa experiência em aromas e sabores, com o toque brasileiro e variadas culturas”. Há quem reclame do preço… Mas ao sabor, só grandes elogios.  

3. Orgânicos & Orgânicos, no Shopping Via Lagoa

Que saúde! Todos os alimentos são veganos, orgânicos e integrais. Mas acha que sabor e variedade ficam de lado? Nada disso, os pratos são uma delícia e tudo é sempre fresquinho, prometendo agradar até quem ainda não adotou o estilo de vida.

4. Seu Vagem, na Pedra Branca.

O primeiro bar 100% vegano do Brasil merece entrar na lista. Fica logo ali, na Palhoça, e tem no cardápio petiscos, almoço e até opções de comida japonesa. Muitos cogumelos, muitos legumes, muitos grãos… Enfim, muitas delícias.  

5. Veganeria, sob encomenda e em eventos gastronômicos

Sabe quando bate aquela vontade de fazer um lanche gostoso? Veganeria tá aí pra isso. Tudo vegano, integral e com a maioria dos ingredientes orgânicos, tem no cardápio delicinhas como pizza, pão de queijo vegano, tortinhas, kibe e até o Ñovomaltine, uma versão do bem daquele famoso chocolate em pó maltado e crocante. Figurinha carimbada em eventos gastronômicos, pode ser encontrada toda a quarta na Ecofeira da UFSC.

6. Bem Vegano, delivery.

Facilitar o acesso e propagar o veganismo distribuindo conhecimento, amor aos animais e produtos. Entre eles, produtos alimentícios refrigerados, congelados e não perecíveis, além de opções sem glúten, integrais e itens de higiene pessoal: tudo vegano, claro.

7. Loja Guia Vegano, no Centro.

Vegano come queijo, sim. Só que feitos com leite vegetal, né? Este gênero de alimentos é um dos grandes carros chefe do Guia Vegano, lojinha no Centro que salva a vida de quem busca substituições veganas. Grande diversidade de produtos, desde alimentos até cosméticos.

8. Mané Vegano, congelados ou sob encomenda.

O foco é culinária saudável, funcional e livre de produtos de origem animal. Sopas, brownies, docinhos, empadas, risotos e outras delícias cheias de amor e sabor. Aceitam pedidos pelas redes sociais. Ou seja, nem precisa desconectar para começar a se deliciar.

9. Amor de Comida, delivery de marmitas.

Bateu a fome e ficou a preguiça de cozinhar? O Amor de Comida salva. O delivery de marmitinhas veganas feitas com amor (lógico), tem uma opção diferente por dia com entregas de segunda a sexta. Pratos como ceviche, lasanha, kafta e risoto, sempre combinados com acompanhamentos saudáveis como saladinhas, legumes e/ou grãos.

10. Moçamba Vegan, congelados e sob encomenda.

Cardápio extenso, pra abastecer o freezer e nunca mais reclamar de fome. Pastéis, croissants, coxinhas, raviolis, bolos… Tudo vegano, com óleo de coco, farinha 100% integral, açúcar mascavo, sem corantes e outros cuidados extra com a qualidade dos ingredientes.

Conhece mais algum local ou inciativa vegana de Floripa que vale ser lembrada? Compartilhe com a gente nos comentários. 😉

4 Comentários

  1. Camile

    A noite tem opção vegana no soul gourmet no Santa Mônica, na Artesano tem opção de pizza vegana e o Ahimsa também trabalha a noite com delivery.

    Responder
  2. Catherine

    O LILA! Um dos melhores restaurantes que já fui (contando todos os restaurantes de todos os lugares possíveis). Ele é vegetariano mas todos os pratos apresentam opções veganas. O chef é sensacional mesmo 🙂

    Responder
  3. Marina

    Faltou apresentar mais opções noturnas. Durante o dia temos muuuitas opções, com buffets maravilhosos pela ilha. Mas quando dá vontade de comer fora à noite, daí quase não tem muita escolha. É hambúrguer “veggy” com leite no pão ou molho ao leite ou encarar uma pizza sem queijo, que vem pelada de ingredientes… Uma tristeza.

    Responder

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados