Os estudantes indígenas em parceria com o grupo de estudos Werá Tupã estão organizando três dias de atividades que apresentem a luta da povos indígenas para a comunidade da UFSC.

No dia 17, o encontro conta com a presença de Nanblá Gakran para a aula magna que acontecerá no auditório do CSE, com o tema: Desafios de linguista indigena para a revitalização da língua materna, Xokleng.

Nanblá Gakran é Bacharel em Ciências Sociais (ênfase em desenvolvimento sustentável) pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2000), Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2005). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília UNB (2015).

Índio da etnia Xokleng/Laklãnõ, nasceu e se criou na Terra Indígena Laklãnõ/SC, sua primeira língua é Língua Xokleng/Laklãnõ. Atuou como professor da Língua Materna Xokleng e as disciplinas de: Sociologia, Antropologia e Filosofia na Escola Indígena de Educação Básica Laklãnõ e E.E. B José Clemente Pereira. Defensor da revitalização da Língua Materna Xokleng/Laklãnõ, História e Artes do povo. Professor da disciplina de Língua Laklãnõ-Xokleng na Licenciatura Intercultural Indígena no Sul da Mata Atlântica na UFSC e membro do grupo de pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas/UFSC.

Será cobrada uma taxa de 5 reais por participante.

seg17abr18:30- 21:30Aula magna com o professor doutor Nanblá GakranUFSC

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados