Café com Dança apresenta documentário e debate sobre o Ballet Desterro

Nesta quarta-feira, dia 19, acontece o Ciclo do do Café com Dança deste ano, com apresentação do documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense com presença de sua autora, Jussara Xavier.

A exibição será seguida de conversa com ex-integrantes do grupo sobre os modos de pensar e fazer dança nas décadas de 80 e 90 em Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.

O evento acontece a partidas 14h30 na Sala Pitangueiras do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Sobre o Documentário

O documentário apresenta o Ballet Desterro (1984-1992), um importante nome da dança catarinense. O grupo, formado na cidade de Florianópolis, teve uma trajetória pioneira, e sua atuação foi significativa para a evolução da dança profissional em Santa Catarina. Este registro propõe o Ballet Desterro como ponto de partida para pensar as concepções, os significados e contextos da dança contemporânea local. Por meio de vídeos, fotos e entrevistas desenham-se oportunidades para refletir sobre a arte produzida no sul do Brasil.

Sobre a convidada:

Jussara Xavier é Pós-Doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes – Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (UDESC). Em sua trajetória profissional, destacam-se as seguintes atividades: Coordenadora dos Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville (2016 e 2017); Curadora e coordenadora do Festival Múltipla Dança, realizado em Florianópolis desde 2006; Professora da Graduação em Teatro da UDESC (2011-2016).

Dirigiu os espetáculos Auto-retrato (2008); Nós (2011); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Assemblage (2013); Ignorãça (2015); Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016), e do projeto de performances Retrato do outro (2009). Atuou como Bailarina dos grupos Raça (SP), Cena 11 e Álea (SC).

É autora dos livros Grupo Cena 11. Dançar é conhecer (Annablume, 2015) e Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas (Novas edições acadêmicas, 2013); é Coorganizadora dos livros Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] (2016); Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea (2006); Pesquisas em Dança – Col. Dança Cênica 1 (2008) e Histórias da Dança – Col. Dança Cênica 2 (2011).

admin Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *