Muito mais interessante, respeitosa e humana do que os cruéis parques aquáticos como o Sea World, a observação de baleias em seu habitat natural pode proporcionar momentos emocionantes para guardar na memória para o resto da vida.

Para a nossa sorte, o Brasil também está entre as rotas mundiais de algumas espécies que buscam as águas mais quentes, mesmo no nosso inverno, para procriar e amamentar seus filhotes até que eles estejam fortes o suficiente para encarar o mar aberto.
Santa Catarina é uma das regiões com mais opções de locais para avistar os cetáceos. Entre julho e outubro as mães e bebês baleia buscam as águas quentes (para elas, claro) da costa catarinense para seus primeiros momentos em família, saltos e brincadeiras.
A espécie encontrada com mais frequência por aqui é a das baleias francas, que vem da Antártida para dar à luz nas enseadas de águas claras da costa brasileira. Mas orcas e jubartes também já foram vistas ocasionalmente na região.
Desde 2013, a observação embarcada de baleias está proibida. Em 2012, o Instituto Sea Sherpherd (ISSB) apresentou à Justiça Federal uma denúncia contra o turismo de observação de baleias embarcado, argumentando que a prática acarreta prejuízos à espécie. Ou seja, o veto foi por uma boa causa.
Mas o fim da observação de barco não impede que admiremos as mães curtindo seus bebês ainda nos primeiros meses de vida. Para que isso seja possível, basta estar no lugar certo, na hora certa e se possível contar com a ajuda de um bom binóculo.
Confira quatro regiões de Santa Catarina de onde é possível admirar esse espetáculo da natureza. Mas não se esqueça: aposte no binóculo, suba no lugar mais alto que puder e tenha muita paciência. 😉
Florianópolis
A Área de Preservação Ambiental (APA) da baleia-franca começa no Sul da Ilha de Santa Catarina. Quem estiver em Floripa e quiser tentar avistar os simpáticos cetáceos deve se dirigir a algum dos locais a seguir: Morro das Pedras (Caldeira), Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Balneário Açores.
Praia do Rosa
A Praia do Rosa, uma das mais belas do litoral de Santa Catarina, também faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da baleia-franca. Seu costão é um local privilegiado para a observação das baleias e dali é possível avistá-las bem de perto.
Garopaba e Imbituba
Depois da proibição da observação embarcada, em 2013, as antigas trilhas de pescadores entre Imbituba e Garopaba começaram a ser adaptadas para permitir a observação em terra firme. As praias da Vila e da Ribanceira fazem parte do roteiro, assim como os mirantes naturais como costões e dunas. A praia da Guarda do Embaú também pode render um bom ângulo.
Laguna
Laguna está situada no Limite Sul da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que vai do sul da Ilha de Santa Catarina até Balneário Rincão. Assim como nas demais localidades, a dica aqui é apostar num bom binóculo e procurar áreas elevadas como dunas e costões.