Lançado no final de junho, em Floripa, o Plano de Ação Florianópolis Sustentável é o primeiro estudo amplo de sustentabilidade de um município da região Sul do Brasil.

O documento de 263 páginas, certificado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está disponível na íntegra para que a população possa consultá-lo e acompanhar as mudanças e planos propostos.
Elaborado ao longo de quase dois anos, o documento levanta 121 indicadores, divididos em 23 temas. Cinco entre essas áreas temáticas foram destacadas e aprofundadas e ganharam algumas propostas de mudança. São elas: saneamento básico, território e mobilidade, modernização da gestão municipal e energias renováveis.
Confira alguns trechos referentes ao temas de destaque ou acesse o PDF na íntegra (no fim da matéria):
1. Saneamento básico
“Oferecer soluções intersetoriais para as questões do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais urbanas e da gestão dos resíduos sólidos no município… – ” Mais saneamento pufavô! <3
“Por sua alta relevância para a população estes serviços deverão ter a ampliação de suas coberturas no sentido de buscar a universalização e melhoria da qualidade.”
“O setor deverá também ser objeto de aperfeiçoamento de técnicos e gestores e do sistema integrado de informações.” – Floripa inteligente! \o/
2. Território e Mobilidade
“Busca repensar o território e as relações entre o ambiente natural e o ambiente construído, bem como suas interferências sobre a mobilidade no município. ”
“A pressão da demanda de tráfego sobre as pontes que fazem a ligação ilha-continente precisa ser reduzida por meio de medidas como estímulo ao transporte coletivo e à mobilidade não motorizada e de baixo impacto (bicicletas).” – Alguém aí falou em ciclovias?!
“Corredores de transporte deverão dar fluidez aos que fizeram a opção pelo deslocamento coletivo.” – Corredor de ônibus, vem ni mim! \o/
“…conter a pressão predatória da urbanização sobre os seus preciosos ativos ambientais.” – Menos prédios, mais parques ecológicos! Estamos de olho…
3. Modernização da Gestão Municipal
“A criação de um Sistema Municipal de Informações e, posteriormente, de um centro de operações da cidade contribuirão decisivamente para agilizar o planejamento, qualificar a tomada de decisão, e antecipar previsões sobre cenários futuros para a cidade.”
4. Energias renováveis
“A geração de receitas e economias por meio do aproveitamento do potencial natural de Florianópolis levou ao estabelecimento de uma série de ações ligadas a promoção da eficiência energética e do uso de fontes renováveis no município.” – Queremos energia eólica e solar!!! <3
”As soluções desenvolvidas no plano de ação propõe o uso de tecnologias eficientes consolidadas no mercado para as áreas de águas, esgotamento sanitário, iluminação pública, saúde, educação e resíduos sólidos.”