O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – recebe no período de 11 a 29 de abril a exposição de arte indígena contemporânea ‘It was Amazon/Era uma vez Amazônia’. A visitação é gratuita.

A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. A itinerância passará por todo o Brasil ao longo de mais de três anos e Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016.

O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11/04 às 16h no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e no dia 19/04, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público.

A exposição reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que, na compreensão do artista, devem estar na agenda comum tratando questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenhos em preto e branco, mostra e artista já foram vistos por milhares de pessoas, gerando ressonâncias que extrapolam todas as fronteiras dos conceitos-chave.

Arte, Amazônia, indígena, sustentabilidade, feitos locais/globais são temas de diálogos amplos que se somam a resistências e sinalizam para a urgência de uma nova política com o índio, seus saberes e expectativas.

No campo central das artes, a mostra é parte da força que rompe as fronteiras do desconhecimento sobre o índio no pensamento maior da atualidade brasileira e do mundo.

ter11abr - 29abr 1116:00abr 29Exposição de arte indígena contemporâneaMArquE - Museu de Arqueologia e Etnografia - UFSCValor: Grátis

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados