A 11ª edição do projeto ‘Gerações Masc – Museu em Movimento’ irá abordar a primeira sede do Museu de Arte de Santa Catarina, o antigo Grupo Escolar Dias Velho, em Florianópolis, para falar sobre a dissertação do museólogo Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, que propõe a revitalização do espaço.
O encontro ocorrerá no dia 20 de abril, às 16h30, no próprio Masc, no CIC, com entrada gratuita.
A pesquisa de mestrado do museólogo, intitulada ‘Da Exposição de Pintura Contemporânea de 1948 à Revitalização do Antigo Grupo Escolar Modelo Dias Velho: Primeira Sede do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)’, propõe que o espaço, atualmente desativado, seja restaurado e integrado a um circuito cultural e artístico.
Historicamente, o prédio tem uma estreita relação com o nascimento do Masc, pois em seu pátio foi realizada a Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do Museu.
A ideia, segundo Renilton, não é tirar o Masc de seu atual espaço, no Centro Integrado de Cultura, mas transformar o prédio do antigo grupo escolar em uma extensão do Museu, com o objetivo de sediar, também, eventos de cunho cultural.