Por Clara Caldeira

Verão combina com praia, que combina com… Livros, claro! Esteja você de folga/recesso/férias ou não, as publicações impressas podem ser excelentes companheiras para momentos de desconexão e reflexão.

Mas livro também é conhecimento e conhecimento deve circular, ser trocado e compartilhado. Com certeza você tem um montão de livros que já leu e que gostaria de compartilhar com amigos ou procura aquele livro bacana que seu amigo já leu e agora está encalhado numa prateleira.

Que tal fazer toda essa informação circular? Muita gente já tem o hábito de emprestar livros, mas as vezes fica difícil lembrar com quem está cada título ou há quanto tempo está emprestado não é mesmo? Para ajudar nessa dinâmica e impedir que os livros se percam por aí, uma startup catarinense criou o aplicativo gratuito Livrio, disponível para IOS e Android.

Como Funciona

Para usar o novo serviço, basta ter um smartphone e cadastrar seus livros, usando a câmera do celular como leitor de código de barras, ou manualmente, pesquisando por título, ISBN ou autor, no caso dos livros mais antigos.

study-763571_640

O segundo passo é divulgar a ferramenta para amigos que gostem de ler como você, com quem você poderá se conectar, pesquisar os livros que eles também cadastraram no app, solicitar ou oferecer um livro emprestado e – o mais importante – gerenciar esses empréstimos.

O Livrio te ajuda a saber com quem estão os livros e quando eles voltam. O app é uma maneira de compartilhar os livros que você ama com seus amigos, de forma fácil e segura. Os convites podem ser feitos pelas redes sociais e pelo aplicativo WhatsApp.

Além de toda a facilidade de encontrar o livro que se quer ler, o aplicativo é uma rede social que aproxima as pessoas não só virtualmente, mas incentiva e proporciona a convivência. Afinal, marcar um café para entregar um livro àquele amigo que você não vê há tempos também pode render momentos incríveis.

Conversamos um pouco com Aurélio Saraiva, Renata Miguez e Daniel Werle, os criadores do app, para saber um pouco mais sobre o lançamento.

O Barato: qual foi a motivação para criar o app?

Equipe Livrio: livros não foram feitos para ficar parados nas prateleiras. Nossa motivação principal foi esta. Muito recurso, informação e conhecimento parado sem que as pessoas tenham acesso à eles. O Livrio foi criado para incentivar o empréstimo de livros, tornar mais fácil o acesso à esses recursos e também mais seguro (já que um grande impedimento para as pessoas emprestarem seus livros é a falta de segurança em que eles voltem).

O Barato: Quais as expectativas?

Equipe Livrio: agora é fazer com que as pessoas entrem, cadastrem seus livros e compartilhem os títulos que amam com seus amigos. Em breve, acreditamos que a comunidade que está se formando ali, criará um ambiente de confiança, classificando quem cuida bem dos livros por exemplo, para que os empréstimos possam ir além da sua própria rede de amigos.

16 Comentários

  1. Jairo

    Mesmo para livros novos 90% das vezes a leitura do código de barras não funciona, provavelmente mais culpa da falta de padronização das editoras do que do app

    Responder
  2. lidiomar

    Duvida: onde esses dados ficam armazenados: no celular ou na nuvem?

    Sugestão: deveria ser possivel exportar esses dados para planilha excel.

    Responder
    • Renata Miguez

      Oi, Lidiomar!

      os dados do aplicativo ficam armazenados online, no banco de dados criado pelo aplicativo. sugestão de exportar para uma planilha anotada! obrigada!

      qualquer outra dúvida ou sugestão temos uma comunidade no facebook para trocar com o pessoal, é só entrar lá. https://www.facebook.com/groups/livrio/?fref=nf

      abraços,
      🙂

      Responder
  3. Pedro Elisiario de Castro Vaz

    Como faço para cadastrar meus livros. Sei que tiro uma foto do código de farras, e como faço em seguida. Obrigado.

    Responder
    • Renata Miguez

      Oi, Pedro!

      Assim que o livro reconhece o isnb o livro já está inserido na sua biblioteca. Se você quiser continuar cadastrando outros livros, é só clicar no botão amarelo e repetir o processo. Caso não, podes voltar para a sua biblioteca e ele deverá estar listado lá!

      qualquer outra dúvida ou sugestão temos uma comunidade no facebook para trocar com o pessoal, é só entrar lá. https://www.facebook.com/groups/livrio/?fref=nf

      abraços,
      🙂

      Responder
  4. Regina

    Tudo o que for feito para estimular a leitura é válido e merece aplauso. Há 8 anos tenho um grupo que lê por empréstimo, da forma mais tradicional: oferecendo pelo facebook(começamos no Orkut) e enviando e recebendo pelos correios. Quem gosta de ler, faz qualquer negócio. Meu aplauso aos criadores do aplicativo.

    Responder
  5. Nicia

    Muito boa ideia. Ajuda a organizar o acervo e a fazer ele circular. Inda
    Mais ainda se não precisar fazer na mão o rol do acervo.

    Responder

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados