Como parte de seus Programas Públicos, o MASC – Museu de Arte de Santa Catarina promove no dia 28 de junho, às 19h30, a palestra Vanguarda e Androides com o poeta, ensaista, tradutor e professor de Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sérgio Medeiros. O encontro ocorrerá no Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC, com entrada gratuita.

Tomando como referência a reflexão do escritor Philip K. Dick sobre simulacros, a palestra abordará o papel dos androides na cultura pop, sobretudo na literatura e no cinema. A seguir, numa releitura do conceito de máquina performática, proposto pelos ensaístas argentinos Gonzalo Aguilar e Mario Cámara, será comentada a perfomance “robótica” de Arnaldo Antunes no contexto da música e da poesia brasileira do presente.

Sobre o palestrante

Sérgio Medeiros é poeta, ensaísta, tradutor e professor de Literatura da UFSC. Publicou, entre outros livros, “A formiga-leão e outros animais na Guerra do Paraguai” (ensaio) e “A idolatria poética ou a febre de imagens” (poemas). Colabora no jornal O Estado de S. Paulo.

Sobre os Programas Públicos do MASC

Os Programas Públicos do MASC buscam expandir o escopo de atuação do Museu e gerar novas maneiras de experimentá-lo por meio da promoção de palestras, conferências, seminários, cursos, visitas, mostras de filmes e outras atividades. Integrando acervo, exposições e pesquisa, propõe um diálogo com o público que já frequenta o Museu, mas também alcançar e se aproximar de diferentes públicos.

Transdisciplinar, será plataforma para troca de experiências sobre a produção, a circulação e a reflexão em arte, unindo o pensamento criativo e crítico, e será lugar para fomentar o desenvolvimento de práticas artísticas e a profissionalização do setor.

Ligados ao Núcleo de Ação Educativa e com o apoio de parceiros – Universidades, Organizações da Sociedade Civil, entre outros – pretende também ser foro para debater as novas narrativas, as relações entre arte, cultura e sociedade em contextos locais e globais. Pensando o Museu como espaço (público) que está sempre revendo seu papel e examinando lugar que ocupa dentro de uma sociedade plural, os Programas Públicos são experimentais em sua essência.

Informações: (48) 3664-2629 / masc@fcc.sc.gov.br

qua28jun19:30- 21:00Palestra gratuita Vanguarda e Androides com Sérgio MedeirosCentro Integrado de Cultura - CICValor: Grátis

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados