Imagina se os médicos começassem a substituir a prescrição de medicamentos por receitas que sugerem atividades físicas para o tratamento de doenças crônicas. Pois na França a prática já é uma realidade e o surf e o stand-up são os esportes mais recomendados. Bem que a moda podia pegar em Floripa!

De acordo com reportagem do jornal britânico The Telegraph, esta pequena revolução da medicina está acontecendo na cidade de Biarritz, no litoral francês. Os médicos da cidade estão autorizados a prescrever aulas de surf ou stand up paddle para pacientes que sofrem com enfermidades crônicas num programa que, segundo eles, até agora tem se mostrado ‘milagroso’.

A decisão é parte de um esforço médico para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a dependência do uso de remédios no combate a doenças. Outras modalidades de esportes praticados ao ar livre, de preferência no mar, também estão na lista.

1310759230_9203a83da3_b

Vinte médicos estão participando do projeto piloto que os autoriza a prescrever cursos de até 12 semanas de iniciação em modalidades como: surf, stand up paddle, natação e caminhada, entre outros. O esporte varia de acordo com a doença e as condições dos pacientes. Ainda segundo os pesquisadores, em alguns casos, a atividade física pode substituir completamente as drogas.

Um dos exemplos citados por Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, é de uma mulher de 40 anos que sofria com intensas dores nas costas e já havia inclusive passado por cirurgias. A prescrição para ela foram aulas de stand up. Seis meses depois, ela diz ter passado por uma mudança drástica e garante estar praticamente livre das dores.

Para os pesquisadores, o sucesso do programa se explica pelo fato de que o mar é “incrivelmente terapêutico”. O surf, o stand up e outros esportes marítimos podem ser grandes aliados no combate a males como dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Fonte: The Telegraph

8 Comentários

  1. Brigitta fischer

    Tenho 76 anos e faço stand UP padl há 1.ano e meio perdi peso fiquei boa da artrose e tenho muita disposição. Faço ergometrico musculação e.natação. Fiz windsurf durante 30 anos. Estou ótima graças a uma alimentação VEGA

    Responder
  2. Marleni

    Tenho 68 anos,sou feliz,nado,caminho,ando de bike,pratico yoga e Pilatess e amo escutar músicas românticas!! Hehehe

    Responder
  3. Luciano

    Eu comecei stand up com 49 anos, hj com 51 anos, estou com 12 quilos a menos, tinha uma dor de cabeça cronica que sumiu,e a pressão arterial tambem esta controlada, hoje vivo muito mais feliz.

    Responder
  4. Edilio Machado

    Concordo em gênero e número… Sou portador da doença crônica Espondilite Anquilosante e depois de fui para o surf e também para o stand-up paddle melhorei muito. Estou tão bem que hoje me tornei instrutor desses esportes e sou criador de um projeto social que leva esses esportes para benefício de crianças em situação de risco que vivem em instituições de acolhimento. Quiser conferir meu trabalho é só acessar no facebook : Projeto Ecos na Onda.
    Abraço

    Responder

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados