
Paralelamente à mostra principal da Bienal Brasileira de Design 2015, que acontece no Centro Integrado de Cultura (CIC), três espaços urbanos de Floripa serão ocupados com a mostra de cartazes “Design para todos?”, também parte da programação do evento. O cartazes serão expostos no calçadão do Mercado Público, no centro, no Parque de Coqueiros, no continente, e no Jurerê Open Shopping, no norte da Ilha. Assim como a Bienal, a exposição começa na próxima sexta-feira (15) e fica nos locais até 12 de julho.
A proposta da intervenção é provocar a reflexão sobre a acessibilidade, questão que surgiu na edição da Bienal em 2010, em Curitiba. Os cartazes foram confeccionados por 20 artistas gráficos convidados a partir da discussão de questões da cidade com a Secretaria Municipal de Urbanismo, que trouxe a tona a necessidade de obras pensadas para pessoas com baixa estatura, deficientes visuais e auditivos.
O resultado aborda o tema de forma prática: a observação de muitas das peças só é possível se a pessoa sair do lugar tradicional e se reposicionar, levando em conta o lugar do outro.
São responsáveis pela curadoria adjunta os designers Bruno Porto, que atua também na coordenação da Bienal de Tipografia Latino-Americana – TIPOS LATINOS, e Rico Lins, professor do Master em Graphic Design no Instituto Europeo de Design, em São Paulo.