Chega o frio e como já diria o meme, em Floripa é época de tainha, vinho e… enfim.  Sabemos que o peixe favorito dos manézinhos divide opiniões: há quem adore o sabor marcante e quem não se delicie tanto assim. Nós estamos sem dúvida no primeiro grupo. Tainha rainha, o resto nadinha.

Para aproveitar os maravilhosos e sazonais peixinhos que ainda são encontrados frescos no mercado, separamos três receitas – da mais simples à mais avançada – para testar em casa e aproveitar todos os sabores:

Tainha assada no forno

Você vai precisar de:

4 tainhas médias limpas
12 dentes de alho cortados ao meio
Suco de 1 limão
Sal a gosto
1/2 xícara de azeite
Ramos de alecrim

Preparo:

Em cada tainha, faça 3 cortes em diagonal em ambos os lados e coloque meio alho dentro de cada corte. Tempere os peixes com limão e sal. Unte uma forma retangular grande com azeite. Coloque as tainhas na forma e ponha o alecrim por cima. Regue com azeite e leve ao forno médio por meia hora. Tire do forno, coloque em travessas próprias para peixes e sirva, de preferência acompanhado com arroz branco.

Tainha ao leite de coco

Você vai precisar de:

4 postas de tainha fresca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados
1 cebola média em rodelas
50 ml de azeite extravirgem
1 garrafa (200 ml) de leite de coco
2 xícaras de água
3 tomates
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Coentro picado

Preparo:

Tempere o peixe com o sal, a pimenta-do-reino e o alho e deixe pegar gosto por 10 minutos. Leve uma panela ao fogo com o azeite, a cebola e deixe refogar rapidamente. Acrescente as postas de tainha e cozinhe dos dois lados rapidamente, só para selar.

Adicione o leite de coco, o tomate, o pimentão verde e o pimentão vermelho cortados em rodelas e a água. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Acrescente o coentro e deixe no fogo por mais mais alguns minutos. Despeje numa travessa grande e funda e sirva quente com aquele arroz branco soltinho.

Tainha recheada com camarão

Você vai precisar de:

1 tainha com +/- 1,5 kg
Sal a gosto
Suco de 3 limões
2 colheres (sopa) de óleo
250 g de cebola picada ou processada
50 g de manteiga
250 g de tomate picado ou processado
400 ml de água
3 colheres (sopa) de colorau
100 g de cebolinha verde picada
100 g de salsinha picada
1 colher (chá) de molho de pimenta
30 g de alfavaca picada
300 g de camarão branco
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 1⁄2 xícara (chá) de farinha de mandioca

Preparo:

Comece pela farofa do recheio. Em uma panela em fogo médio coloque óleo e refogue a cebola até murchar. Adicione a manteiga, o tomate, a água e misture. Acrescente os temperos: colorau, tempere com sal, suco de limão, cebolinha, salsinha, molho de pimenta, alfavaca, misture bem e desligue o fogo. Coloque metade do molho feito acima numa outra panela, adicione o camarão branco e refogue bem por aproximadamente 3 minutos. Em seguida coloque o refogado na panela com o restante do molho e misture. Acrescente farinha de rosca, farinha de mandioca e misture bem até formar uma farofa. Desligue o fogo, transfira para uma assadeira e deixe esfriar.  

Já a tainha deve ser aberta pela barriga até a cabeça. Faça cortes em diagonal na pele e depois tempere bem com sal por dentro e por fora do peixe. Deixe na geladeira de um dia para o outro para pegar bem o sal. Retire a tainha da geladeira e recheie com a farofa de camarão (reservado acima). Coloque a tainha numa assadeira forrada com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º C por 45 minutos.

Retire do forno e sirva com o acompanhamento da sua preferência.

 

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados