Por Mariana Rosa

Em uma cidade em constante transformação urbana ficam para trás os espaços que não cabem no projeto de desenvolvimento. Essa espécie de “resíduo urbano” é um dos temas que captou o olhar da arquiteta Camilla Ghisleni em uma série de fotografias que denunciam e revelam a beleza dos espaços abandonados de Florianópolis. O registro foi feito como parte do seu trabalho de conclusão de curso na graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Camilla tem 27 anos e é natural de Pato Branco (PR). Mora há dez anos em Florianópolis, onde atua como arquiteta e segue explorando o tema dos imóveis abandonados em sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (5)

OBF – Como surgiu seu interesse pela questão dos imóveis abandonados na cidade?

Camilla Ghisleni – Quando iniciei meu trabalho de conclusão de curso na arquitetura iniciei também uma aventura crítica-analítica pela cidade. Passei a percebê-la entre os mínimos detalhes a fim de encontrar algo que me motivasse a pesquisar. Dentre tantas contradições e problemas que enfrentamos no ambiente urbano, um especial me interessou. A ideia inicial do trabalho era estudar a produção de resíduos sólidos nas cidades, o lixo.

Destrinchando o conceito do lixo e desenvolvendo sua terminologia analisei-o no campo urbano, já que, a arquitetura como qualquer outro produto também geraria restos. Deparei-me então, com uma espécie de resíduo urbano, o lixo na sua forma arquitetônica imponente. Lugares que renunciaram sua função e ficam à mercê de uma reciclagem para voltar a vida. Restos de um desenvolvimento antropofágico que deixa para trás grandes estruturas à margem da cidade dinâmica e eficaz.

Mergulhando na ambiência do abandono encontrei personagens, situações e lugares que constituem uma outra parte da cidade. Uma porção que sempre esteve ali mas que passa desapercebida pela maioria dos cidadãos, fazendo com que toda esta possibilidade seja vista apenas como mero cenário congelado na história da cidade.

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (26)

 

OBF – O que busca retratar com as imagens? De que forma acha que elas se relacionam com o momento que a cidade vive hoje?

Camilla Ghisleni – Na fotografia encontrei uma forma de trazer à tona a presença constante destes lugares em meio à cidade, tanto denunciando sua condição, quanto declarando a peculiar beleza dos seus entulhos, residente no caráter efêmero e perecível do lugar abandonado.

Acredito que os espaços urbanos abandonados têm assumido, nas últimas décadas, um potencial latente para reprogramar a cidade. A dualidade inerente a tais espaços, que dificulta a delimitação de suas características entre público-privado, torna-os territórios livres permitindo diferentes formas de ocupações. Aqui, no Brasil, vários movimentos sociais já perceberam a potencialidade destes espaços, como o caso dos Movimentos de Luta por Moradia no Centro de SP que vêm ocupando edifícios abandonados e devolvendo-lhes a vida habitacional ou também as ocupações de cunho artístico-cultural, como o Espaço Comum Luiz Estrela, em Belo Horizonte. Estes são apenas dois exemplos de uma infinidade de apropriações de espaços abandonados ocorridas no cenário nacional que, em meio aos seus escombros, encontram a possibilidade de suprir seus desejos e necessidades.

Esta essência libertária do abandono tem permitido, portanto, o estabelecimento de uma cidade mais democrática, que resiste aos padrões de domínio capitalista e produz novas subjetividade, revelando o caráter das lutas na contemporaneidade.

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (25)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (23)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (22)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (28)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (10)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (21)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (9)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (6)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (13)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (7)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (4)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (15)

IMG_0966

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (14)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (27)

volta-fotográfica_Camilla Ghisleni_div

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (24)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (1)

entrevista camilla_CamillaGhisleni_div (2)

Imagens: Camilla Ghisleni

Escreva e participe

Fique tranquilo, seus dados nunca serão divulgados