Montamos uma lista para mostras quais são as melhores opções de praias para conhecer no seu passeio em Florianópolis. Claro todas são ótimas e sempre tem algumas que se destacam por sua beleza, aconchego, tranquilidade e muitos requisitos que fazem de Floripa um dos paraísos tropicais mais visitados no Brasil.
Ao todo em Florianópolis tem 42 praias, mas não pensem que são todas iguais,elas são diferenciadas, algumas ficam perto de centros urbanos com fácil acesso a hospedagens e restaurantes. Outras já são mais retiradas, para quem gosta de uma caminhada, trilha e passeios com belas paisagens.
No verão o que não falta na “Ilha da Magia” são praias e lugares encantadores, para aproveitar com a família, amigos ou a dois. Tem várias opções de escolhas para quem gosta de lazer, esportes aquáticos, paisagens deslumbrantes e sossego.
O Litoral Catarinense reserva muitas maravilhas para os turistas, então confira essa lista que elaboramos e escolha o destino de seu esperado descanso;
10° Ilha do Campeche
A capital catarinense atrai turistas de todo o país,e bastante estrangeiros,que procuram por belas praias que não são poucas em Floripa.Uma delas é a Ilha do Campeche,que fica mais a Sudeste, e vem sendo muito procurada.Ela possui um dos mais ricos ecossistemas do sul,ótima pra quem prefere estar em contato com a natureza e fugir da aglomeração da capital.
Para ter acesso a ilha, será necessário escolher um local para pegar embarcações,ao todo existem três.Pode optar pela mais próxima do centro,com uma melhor estrutura na Lagoa da Conceição,que levará aproximadamente 1h20 para chegar até a ilha.Se você prefere uma boa aventura,pode sair de bote inflável com percurso mínimo de 15 minutos, saindo da Praia do Campeche,ou sair pela Praia da Armação,mais ao sul de Floripa com barcos de pesca que levam em média 40 minutos até a Ilha do Campeche.Existe apenas uma praia por lá ,a Praia da Enseada,onde chegam as embarcações o tempo todo.
Por suas águas serem calmas e com poucas ondas,é ideal para crianças se divertirem.Há também trilhas por paisagens encantadoras e diversos sítios arqueológicos com gravuras talhadas nas pedras,antigas oficinas lícitas,monumentos em rocha e ruínas de ocupação,ou seja,um dos maiores acervos rupestres do mundo,o que o torna Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.
9° Praia da Armação
De norte a sul do nosso país,tem várias paisagens encantadoras e com muitos atrativos turísticos,culturais e históricos,isso torna a Praia da Armação o lugar perfeito para os turistas que querem umas boas férias.
Situada no sul de Floripa, a 25km do centro,com 3,2 km de extensão, rodeada por natureza,faz dela uma das praias mais encantadoras de Florianópolis. Antigamente era uma colônia de pescadores,mas hoje em dia é o lugar ideal para descansar com os pés na areia fofa,pegar aquele bronzeado e nada em suas águas tranquilas e cristalinas.
Seu nome vem da parte mais triste no seu passado,era onde os pescadores armavam suas armadilhas,para caçar baleias.Depois de abate-las tudo se aproveitava desde as barbatanas até a carne.Hoje,depois de quase serem extintas as baleias são protegidas em reservas,e a observação virou fonte de renda.
A Igreja Sant’Anna é muito visitada por turistas,é o local onde os pescadores oravam antes de saírem para o mar pescar.Pouca coisa resta do prédio original, depois de uma reforma em 1838.Mas assim mesmo se torna um dos principais pontos turísticos da Ilha da Armação.
No canto esquerdo da ilha as ondas são mais favoráveis a prática do surf,por serem mais agitadas e fortes,tornando essa parte não recomendada para o banho.No seu lado direito a vista é estonteante,pois lá tem uma península onde cai a água de um riacho cristalino,a partir dessa área, se tem a melhor vista das praias da região.
8° Praia Lagoinha do Leste
considerada uma praia de difícil acesso, é muito procurada por aventureiros que procuram aventuras,trilhas e contato com a natureza. Confira nossas dicas para fazer a trilha da Lagoinha do Leste. Localizada no sul de Floripa,no meio de montanhas e uma unidade de conservação, a lagoa pode ser perigosa pois tem alto risco de afogamento,ou até mesmo de ficar perdido na floresta.Esses riscos fizeram com que nesta temporada de verão, quatro guarda-vidas ficassem de vigia em dois postos de aproximadamente 700 metros,observando os banhistas entre as 7h30 até as 19h30 deixando os turistas mais seguros e protegidos.
Muito procurada por surfistas por causa das suas ondas fortes,que podem formar “tubos”,e deixar a prática do esporte mais emocionante.No local tem também uma lagoa de água doce, pra quem que não queira se banhar nas águas salgadas e frias do mar aberto.O que a deixa muito procurada por turistas,é o fato dela ser uma Área de Preservação Permanente (APP).Há também o Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste, considerado por muitos a mais bela de Florianópolis.
Para chegar na praia só à duas possibilidades,de barco com as condições do mar favoráveis,ou por trilhas que são recomendadas a fazer com um guia por serem muito extensas por dentro da mata.Os valores do transporte variam de R$ 35 até R$70,preço cobrado por pescadores da região.A trilha mais curta,chega no canto direito da praio com mais ou menos uma hora de caminhada.Pra quem gosta de uma trilha mais longa,e com belas paisagens,vem pelo bairro Armação pegando a praia do Matadeiro com duração aproximada de 2h30 minutos.
7° Praia dos Ingleses
dos destinos mais procurados em Floripa,principalmente no verão,por causa de sua beleza e infraestrutura,local favorito de turistas do Cone Sul.A maioria dos estabelecimentos tem serviços bilíngues para facilitar a comunicação e deixar os visitantes mais tranquilos.
O grande perímetro da praia faz com que de um lado o mar seja calmo,ótimo para idosos e crianças,do outro,suas águas agitadas chamam a atenção de surfistas.Lugar ideal para quem prefere agitação,bares próximos,lazer e diversão.
A Praia dos Ingleses ou (zynga)assim chamada por Nativos e moradores é aberta, voltada para o oceano,faz fronteira com a Ponta da Feiticeira,que divide ela com a Praia Brava com acesso entre elas através de trilhas ,ao sul é possível fazer uma caminhada pelo Morro dos Ingleses chegando na Praia do Santinho.
Com 5km de extensão,sua areia bem fina e branca formam as maiores dunas da cidade formando uma bela paisagem,e um local propício para pegar aquele desejado bronzeado,no verão a água fica quente e boa para um bom banho e fazer a diversão da criançada.
Seu nome tem origem,por causa de uma embarcação inglesa,que afundou entre 1683 a 1737,foi chegado a essas datas devido a objetos achados que foram analisados.Marcas no leme do barco indicou um provável incêndio,e algumas ossadas humanas foram achadas de marujos com idade aproximada de 16 a 20 anos.Os sobreviventes habitaram na ilha vivendo da agricultura.A embarcação está a aproximadamente 50 metros da praia enterrada na areia,e foi descoberto em 1989 por um mergulhador.
A Praia dos Ingleses,obtém o recorde de recolher tainha mais de 80 toneladas em um lance só.É também a praia mais residencial,com números que passam dos 40 mil moradores,considerada por eles uma cidade e não um bairro.
6° Praia de Moçambique
Com aproximadamente 13,5km de areias claras e macias torna essa praia a mais extensa de Floripa e umas das maiores de Santa Catarina.Faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho,reserva com 400 mil metros quadrados,sem nenhuma construção nela e nem em seu caminho.As dunas de areia que separam ela da vegetação torna a paisagem deserta mas também muito bonita.Mais frequentada por surfistas que procuram boas ondas,e sem muito movimento de pessoas tanto na alta quanto na baixa temporada torna essa praia um lugar mais tranquilo para descansar e passar o dia.
Moçambique é uma praia com ondas agitadas,de areia branca e limpa e com águas mais salgadas.Atenção pois o mar é aberto e sua profundidade aumenta após alguns passos e suas águas são frias devido às Correntes das Malvinas.
Antes chamada de Praia Comprida ou Praia Grande,seu nome foi mudado para Moçambique por volta de 1850 por causa de seu habitat natural o Molusco Moçambique,e para quem gosta de pescar tem siri pintadinho,vários peixes o local é ótimo para redes de tainha ou de cerco.O termo moçambique pode ter três origens,se refere ao molusco,uma tribo indígena e pode estar ligada a uma homenagem ao território africano.
5° Praia da Galheta
Mais conhecida por ser uma praia de “nudismo´´ a mais de 20 anos,fica entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa.Para os naturistas é muito mais do que ficar “nú”,o que vale é o contato com a natureza e o compromisso com a preservação que é muito importante para eles.A sua água clara, sua areia limpa e sem sombra e suas ondas atraem surfistas de todos os lados,as pedras ao redor formam uma vista maravilhosa junto com a Mata atlântica.
O acesso a praia é fácil,basta pegar uma trilha de 300 metros em umas pedras arredondadas na Praia Mole,se for ficar por um bom tempo é melhor levar comidas e bebidas, pois lá não tem bares e lanchonetes,se precisar de banheiros basta pegar a trilha de volta e ir ate a Praia Mole.
As belezas naturais da dela são vertentes e bicas de água doce no morro do Parque Natural Municipal da Galheta onde se pode tomar uma ducha,ou se estiver chegando de uma trilha é uma boa parada para beber uma água gelada e pura.São proibidas construções,camping,caça a animais silvestres,entrada de animais domésticos e veículos automotores.
4° Praia da Daniela
Com águas claras,calmas e quentes é uma praia muito indicada para levar as crianças, evitando o lado esquerdo que é chamado de Pontal da Daniela que tem correntezas e ondas fortes.Com 3,5km de extensão e largura de aproximadamente de 3 a 20 metros,de areia branca e fina ótima para caminhar.Essa praia fica em um bairro pequeno e muito tranquilo.Faz divisa com a Praia do Forte e um pouco mais a frente com Jurerê Internacional,muito luxuoso frequentados por “bacanas”.A praia também tem uma boa estrutura,hospedagens,restaurantes e bares à beira mar tudo pra um melhor conforto dos turistas.
Durante o dia a praia fica menos lotadas do que suas vizinhas,ideal para famílias,que procuram tranquilidade,mas a noite chama mais atenção do público ficando um pouco mais movimentadas.Antes sem muita importância,era povoada só por pescadores que pescavam,camarão,siri e berbigão,local onde os animais se desenvolvem muito bem,por causa dos mangues.por isso não havia moradores pois o solo era muito úmido.
Em meados de 1970,surgiu um projeto de lei,que autorizava construções na praia,passando por cima do artigo 2° do código florestal,visando a preservação de áreas de manguezal.Foi um projeto criado por João Prudêncio de Amorim, a partir daí a praia passou a ser chamada de Balneário da Daniela,homenagem a sua neta que se chamava assim.
3° Jurerê Internacional
Um dos destinos mais valorizados do país inteiro,e com o apelido de Miami do Brasil que na temporada fica lotada de gente jovem,rica e bonita.Jurerê internacional tem vários restaurantes luxuosos com alto padrão internacional e festas badaladas.
Praia de areia fina e amarelo claro,com ondas longas e calma,faz divisa com Jurerê Tradicional por uma linha imaginária,estendendo-se até o Forte de São José da Ponta Grossa.Com média salinidade do mar suas águas no verão são mornas e ótimas para aquele banho,sua extensão é de aproximadamente 2,2 km e suas faixas de areia variam,de seis até quarenta metros de largura.
Seu primeiro nome foi Praia da Ponta Grossa,por causa de sua formação geográfica,na qual uma comunidade se organizou e desenvolveu-se na pesca,agricultura e trabalhos no forte.Em 1955,saiu o primeiro plano de loteamento da praia,o que chocou os moradores mais tradicionais,empreendimentos voltado para o turismo foram feitos e o balneário perdeu seu jeito de pequena vila.
O termo Jurerê é indígena que significa Boca D’água Pequena.Em 1982,uma empresa comprou a área dando início ao Jurerê internacional, construindo casas de alto padrão e de serviços que tivesse compromisso ambiental e sustentável.
2° Praia Mole
Fica a 15 km do centro de Floripa,e agitada por jovens durante todo ano.Suas águas fortes e sua areia fofa irão fazer você se apaixonar e esquecer dos problemas do cotidiano.
Seu nome foi dado por pescadores,por causa de sua areia ,que ao pisar nela seu pé afunda,o que constitui um chão quase movediço,mas que cria uma boa musculatura em suas caminhadas,por isso a praia foi apelidada de “mole”.
Para muitos é considerada a melhor praia de Floripa para esportes, e são praticados na praia surf, body-surf, kitesurfe e windsurf por causa de suas belas ondas atrai muitos turistas que adoram observar e até praticar.Mas não se faz só esportes aquáticos,na Praia Mole,tem uma estrutura chamada Half 32 que atrai a atenção de muitos skatistas.Há também trilhas para quem gosta de uma boa aventura na mata.Para os mais radicais,que preferem mais adrenalina tem o Salto de Parapente,a beleza da paisagem atrai turistas de todos os lugares,você pode levar seus materiais ou alugar com a equipe da praia que está lá para ajudar os praticantes.
a Praia Mole conta com poucos bares a beira mar,mas os que tem por lá, garantem a diversão e entretenimento durante todo o verão,com música ao vivo e dj’s, fazendo a festa o dia todo.Para quem quer fugir da agitação,tem restaurantes nos hotéis e pousadas.
Uma praia muito disputada como essa merece estar no nosso ranking,não só pela beleza e sim por garantir que todos os seus visitantes se sintam à vontade e aproveitem cada momento.
1° Praia da Joaquina
Procurada por muitos surfistas,por causa de suas ondas fortes que quebram a praia,tornou-se centro esportivo por causa de sua beleza natural,merecedora de estar no primeiro lugar do no top 10.
A Praia da Joaca (apelido carinhoso) è considerada a melhor praia de Florianópolis, ela começa no final da Praia do Campeche e acaba na Ponta do Retiro. Fica próxima da Lagoa da Conceição,e a aproximadamente 15 km do centro de Florianópolis uma localização privilegiada.
A praia não é muito grande tem 3km de extensão,a largura depende de sua posição,mas não ultrapassa os 70 metros. É uma praia muito segura,com ótima infraestrutura,com postos salva-vidas e policiais para garantir a segurança.
Para visitar essa praia, será necessário tirar muitos dias porque são muitos pontos turísticos para visitar, John Bull Floripa,Mirante do Ponto de vista,Dunas da Joaquina,Lagoa da Conceição e o Projeto Tamar além do Réveillon na Praia da Joaquina.
Agora é só decidir qual o seu destino favorito
Melhor época de vir para Floripa
Cidade de Florianópolis tende a ser um lugar maravilhoso em todos os momentos,pois a diversos lugares para conhecer indiferente do clima.No verão as máximas chegam a casa dos 30°,apesar de estarmos ao Sul do país.Esse clima é ideal para conhecer as nossas fantásticas praias,porém ao fim de todos os dias de verão é comum chuvas, então cuidado, pois você pode ser pego de surpresa.
No inverno as temperaturas não sobem,ficando somente com 15°,ótimo para visitar sítios arqueológicos,fazer compra no mercado público ou shoppings da região.No outono e primavera a temperatura já sobe um pouco e os preços caem criando um bom momento para você e sua família aproveitarem ao máximo seu passeio,porque também são as estações do ano que tende a ter menos volume de chuva.
Conclusão
Com tantas opções, fica difícil escolher o local ideal para suas amadas e esperadas férias,todas tem seu diferencial e deixam as pessoas confusas na hora de escolher seu destino de viagem,no post acima esperamos que ajude a não haver dúvidas e que cada pessoa escolha seu lugar favorito,com foco no lazer, descanso, diversão e para alguns paquera.
Em Floripa se houve muito o nome da Praia mole,Ilha do Campeche,Jurerê e Joaquina,essas são as favoritas pra quem prefere agitação,apesar de que tem pessoas com gostos diferentes.Para a família,o melhor é sossego,paz,tranquilidade,com sons da natureza são apropriadas a Praia da Daniela,Moçambique e Barra da Lagoa,todas com seu ponto forte seja em paisagens desérticas até suas águas calmas e cristalinas.
A maioria das praias de Florianópolis são próprias para banho,mas seja cauteloso e visite as mais populares.Mas para os aventureiros que preferem uma boa aventura e quiser explorar o território é bom ter cuidado,as praias de Canasvieiras,Ponta de Cana e da Lagoa da Conceição é bom verificar se estão próprias para banho ,outras já são mais perigosas por causa da violência de suas águas.
Caso você deseje ir a outros lugares, e porque não visitar mais alguns lugares da nossa Ilha da Magia,que tem Parques de preservação e museus de arqueologia. Podem optar por fazer compras em shoppings ou no Mercado Público.O que podemos dizer sobre nossa amada Floripa é que todos os destinos que você escolher,te fará muito feliz e trará lembranças para o resto da vida.